Blog de Andréa Faria

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sexta-feira, 20 de abril de 2007

Nota de Leitura: Formação Profissional na Sociedade Tecnológica - Gilberto L. Santos

A velocidade do desenvolvimento tecnológico tem suscitado e sustentado o surgimento de um novo modelo de sociedade. A sociedade do conhecimento ou sociedade da tecnologia. O autor, a partir de uma pesquisa de campo, constata uma realidade pouco dominada no meio educacional, acerca da formação profissional, e, em especial, do professor requerido para tal processo.
A sociedade tecnológica, ou a superação da sociedade industrial, tem manifestado possibilidades otimistas e pessimistas. As otimistas referem-se ao aperfeiçoamento do trabalho, abolição do trabalho desumano ou degradante, com trabalhadores mais qualificados e processos produtivos mais criativos. As pessimistas, de equivalente importância, referem-se degradação do trabalho e do ostracismo do trabalhador pela elevada sofisticação dos processos automatizados.
Através da técnica do grupo nominal, o autor desenvolve uma pesquisa cujos resultados revelam uma tendência curiosa a respeito da formação profissional: a necessidade do desenvolvimento de competências politécnicas, isto é, que vão além do domínio de conhecimentos básicos, habilidades manuais e comportamentos subservientes, como idealizados na sociedade industrial.
A questão colocada a professores e alunos de educação profissional foi: “quais seriam as competências que um técnico de nível médio deveria deter para ter sua empregabilidade assegurada, tendo em vista a reestruturação do sistema produtivo e a iminência de uma sociedade tecnológica?”
Os conhecimento, habilidades e atitudes sistematizados pela pesquisa, revela que “o aluno da escola profissional quer mais do que deter saberes específicos e coletivos relacionados com o funcionamento de objetos técnicos e tecnológicos.” Segundo o autor “ele quer também ter uma atitude crítica, perseverante, ética e responsável face a sua profissão e ao meio em que está inserido.”
A demanda mais instigadora, porém é: como formar o docente para veicular tais habilidades, tais conhecimentos e tais atitudes?A formação docente precisa ser dimensionada dentro desse novo paradigma social, esta determinará em grande parte se a sociedade tecnológica obedecerá os ditames pessimistas ou otimistas!

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