Blog de Andréa Faria

Blog de Andréa Faria

domingo, 4 de março de 2012

Cadeiras de design


Ô de casa?? Alguém por aí?

Hj o assunto são as famosas cadeiras “de design”. E já adianto, sou a mais absoluta leiga no assunto!! Apenas reuni neste post algumas delas que acho lindas.

Cadeira Bertoia

Projetada pelo italiano Harry Bertoia (1915-1978). Cadeira conhecida pela beleza da trama do metal e por sua funcionalidade, simplicidade e ergonomia. Linda mesmo! Para saber mais: http://www.harry-bertoia-furniture.com/










Cadeira Panton

Criada pelo dinamarquês Verner Panton. O designer era “um visionário, quase um anarquista da arquitetura e do Design, não admitia a mesmice e só se importava com a inovação e liberdade formal” – belo epitáfio, não?  A cadeira em forma de S e com cores fortes dá um quê de modernidade a qq ambiente. E olha que seu projeto é de 1955!!

Cadeira Louis Ghost

Minha preferida ...acho! É uma releitura da cadeira barroca Luís XV. Foi criada em 2002 pelo designer Philippe Starck. Aliás, os projetos do Starck valem um google-ada!








Cadeira Egg

Particularmente, não a acho tão bonita. Mas, como versões dela já estão à venda até nas casas Bahia... Vamos lá. Foi criada pelo dinamarquês Arne Jacobsen (1902-1971) em 1957, considerada um ícone do design mundial.






Cadeira Barcelona

Linda, linda e linda! A Cadeira Barcelona foi projetada por Mies Van der Rohe, em 1929. Mais um designer da escola Bauhaus, onde lecionava na ocasião. Adoraria tê-la em minha sala.









Cadeira favela

Em 1991, os designers brasileiros, Fernando e Humberto Campana projetaram a cadeira Favela, brasileiríssima, feita de pequenos pedaços de madeira fixados de forma assimétrica. Imagina o impacto q uma cadeira dessas causa num ambiente? Demais!







Cadeiras sentimentais

Agora saindo das cadeiras lindas – porém mto caras – lembro de cadeiras simples e lindas... Quem não gosta de uma espreguiçadeira de lona ou uma cadeira de balanço de fios?? Eu tenho tão boas recordações de verões em João Pessoa numa varanda enorme, disputando com primas e irmãos as melhores cadeiras do terraço.

Bjs

A


Nenhum comentário: