Blog de Andréa Faria

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sábado, 28 de abril de 2007

Como a educação reproduz as relações sociais que estão na base da sociedade?


A Escola insere-se no contexto das relações sociais e, segundo a concepção marxista, é um dos componentes da superestrutura da sociedade. Conforme ALTHUSSER (2001, pág 47) constitui-se em um dos aparehos ideológicos do Estado, reproduzindo e legitimando a cultura e o poder da ideologia dominante, conferindo sensação de naturalidade - e por vezes, imutabilidade - aos valores da classe hegemônica.
Segundo ALTHUSSER (2001, pág 22) "A escola (mas também outras instituições de Estado como a Igreja ou outros aparelhos como o Exército) ensinam saberes práticos mas em moldes que asseguram a sujeição à ideologia dominante ou o manejo da prática desta". Assim, aprende-se muito cedo na escola, não apenas a ler, escrever e contar, mas aprende-se os papéis sociais existentes e considerados "normais" pela ideologia dominante: o de exploradores (capitalistas), explorados (proletários), etc. Destaque-se também a função disciplinadora da Escola, onde se ensina as normas do bem viver, o respeito aos adultos, aos patrões, aos dirigentes do Estado .
No entanto, mesmo concordando com o autor sobre o papel relevante da Escola na REPRODUÇÃO e MANUTENÇÃO das relações sociais presentes na base da sociedade, conforme a ideologia dominante, enfatizo o papel que a mesma pode assumir na TRANSFORMAÇÃO destas!!!
A Escola pode constituir-se num locus privilegiado de discussão sobre as relações sociais, políticas e históricas presentes na sociedade.
E a educação profissional, ocupa um papel central nesse debate, pois é o setor da educação que posiciona-se na interseção entre educação e trabalho, e onde, quer pela maturidade dos alunos (usualmente são alunos acima da idade e série) ou quer pela relações de trabalho que se aproximam (pela iminente inserção laboral) pode trazer a baila discussões, reflexões sobre uma atuação profissional crítica e reflexiva.

Leitura Base: Althusser, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado.

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