Blog de Andréa Faria

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terça-feira, 24 de abril de 2007

Em que medida a teoria do capital humano se constitui numa teoria do desenvolvimento e numa teoria da educação?

A análise da Educação feita por Schultz a partir da teoria econômica é sem dúvida uma dessas obras de referência. Superada a estranheza com algumas questões do tipo: depreciação do conhecimento, salário não-recebido, ensino x instrução, dentre outras, o autor consegue demonstrar realmente o que se propõe no título de seu livro: o valor econômico da educação.
Atendo-me, agora, na questão para o debate, enunciada pela Prof. Olgamir, considero que a teoria do capital humano é, sem dúvida, uma teoria do desenvolvimento, associando capital e trabalho como fatores essenciais da produção. A teoria do capital humano aponta para o investimento no capital humano, como essencial à produção e destaca a Educação como o investimento básico em capital humano. Pelo senso comum prevalente quanto mais instruído for o trabalhador, maior poderá ser a produção. Ademais, o trabalhador espera a partir da instrução recebida ampliar suas chances de sobrevivência e aumento de renda.
No entanto, considerar a teoria do capital humano, como uma teoria da educação parece-me uma visão reducionista ou limitada da riqueza de relações e possibilidades que uma formação escolar deve propiciar!!! Parece-me caminhar na contramão de uma formação integral, que não englobe, tão somente, aspectos relativos ao conhecimento de competências técnicas essenciais à produção mas também questões relativas à história, ética, cultura, política dentre outras.
PORÉM, retornando a questão proposta.... Não nos foi perguntado se a Teoria do Capital Humano era uma teoria do desenvolvimento ou alternativamente uma teoria da educação! A questão perguntava em que medida esta teoria é tanto do desenvolvimento quanto da educação!!! Assim, acho que, quando uma escola em seu planejamento curricular e na sua ação formativa planeja seus cursos apenas para atenderem às demandas do mercado ela está por exemplo, baseando-se na teoria do capital humano, e portanto, esta teoria pode constituir-se do desenvolvimento E da educação, criando-se uma relação forte entre capital humano, desenvolvimento e educação.
Saliente-se por fim, que em diversos textos do MEC, da década de 70, encontra-se uma apologia a esta Teoria (Capaital Humano) como uma maneira de modernizar os currículos e dar suporte as necessidades de desenvolviemnto industrial do Brasil à época.
Leitura base: Schultz, T.W. O valor econômico da educação

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